TOP 10: OS MELHORES MANGÁS MANGÁS SHOUJO PUBLICADOS NO BRASIL!



Olá galera, tudo beleza?

Antes de mais nada, a lista a seguir se baseiam em nossas opiniões. Pra falar do top 10 MANGÁ SHOUJO, vou explicar melhor o que significam algumas palavras que muita gente ainda desconhecem. Vamos lá?


O QUE É MANGÁ?

Você pode assistir um vídeo explicando sobre o que é mangá clicando abaixo.

                                                


O QUE É SHOUJO?

É a demografia especifica para um público alvo as garotas.



O QUE SÃO REVISTAS ANTOLÓGICAS?



São revistas específicas que publicam vários capítulos de mangás toda semana. Quando compilados com uma quantidade específicia de capítulos saem no formato Tankobon (Edição encadernada de 200 páginas em média). 

As revistas mais famosas que publicam os mangás shoujos são a NAKAYOSHI publicada pela editora KONDANSHA, que já publicou sucessos como Sakura Card Captors, Sailor Moon, Corrector Yui, Guerreiras Mágicas e outros. E a revista Bessatsu Margaret publicada pela editora Shueisha. As séries de maior destaque até o presente nomento, são: Kimi ni Todoke, Ao Haru Ride, Ore Monogatari!! e Ookami Shoujo to Kuro Ouji.


Vamos ao que interessa?




 
Tive o grande prazer de ler este belíssimo mangá shoujo através de uma amiga que me emprestou. E por isso, se eu não lesse, ia perder a oportunidade de agraciar um dos mais belos mangás já publicados no Brasil. MERUPURI, da autora Matsuri Hino, é sobre uma jovem colegial que sonha em ter um namorado perfeito, mas sua vida muda drasticamente quando surge um rapaz de um outro reino mágico que acaba apaixonando pela Hoshina Aili. Esta bela história de amor rende boas cenas cômicas entre os protagonistas, deixando a história interessante quando se insere aqui diversos diálogos quando se trata de relacionamentos.

No Japão foi publicado em 2003 com 4 volumes e aqui no Brasil foi lançado pela editora PANINI em 2006.




Quando este anime foi exibido no SBT, no antigo programa da Eliana, foi um sucesso bem rápido que a JBC aproveitou a onda da crista e lançou este belo mangá. Como foi publicada em uma revista SHOUJO, a história não só é de romance como as revistas periódicas sempre estão publicando e sim, no caso de Rayearth, é tratado em um sub-gênero chamado de MAHO SHOUJO ou GAROTAS MÁGICAS, em uma tradução livre. Conta a história de três jovens colegiais que foram convocadas para um outro mundo repletos de magias, guerreiros e monstros que está à beira da destruição. Nessa grande jornada elas vão descobrindo o quão importante é a amizade. Apesar de parecer uma história básica dos shonens, a ideia é bem oposta ao decorrer da história. Onde os protagonistas passam por provações difíceis tanto na amizade, no amor e na luta contra os seus próprios destinos.

Guerreiras Mágicas de Rayearth, ou Maho Kishi Rayearth, o mangá foi publicado em 1993 com 6 volumes. Foi lançado aqui recentemente em uma edição especial pela JBC.




Sucesso estrondoso no Japão, muitos live actions, peças teatrais, actions figures, muitos episódios de animes, um novo anime lançado recentemente que desta vez baseado no mangá, diversos relançamentos dos mangás em edições especiais de luxo em todo o mundo, SAILOR MOON é o "One Piece", como podemos equiparar pela sua popularidade no Japão.

Muitos vão achar bizarro colocá-la na lista por mais que muitos veem o anime com certa infantilidade quando foi exibida na época da Rede Manchete. Mas a coisa vai mais além do que ser infantil. Quando li os primeiros volumes do mangá que foram lançados recentemente pela editora JBC, a ideia é bem diferente. Segue a mesma premissa do mangá Guerreiras Mágicas de Rayearth mas o confronto se passa no nosso mundo real. A história é contada pela garota ginasial de 14 anos, Usagi. Muito atrapalhada, distraída e muito preguiçosa, por acaso acaba conhecendo Luna, uma gatinha falante que, através dela, descobre que possui incríveis poderes e que precisa reunir outras guerreiras para lutar contra inimigos que planejam dominar o mundo. E nisso, a história se desenrola em aventura, ação, comédia e romance!

Foi publicado nos anos 90 no Japão e aqui no no Brasil com 12 volumes encadernados em maio de 2013, sendo finalizado em maio de 2014.


.

Sunadokei ou Sand Chronicles é o que podemos chamar de romances como na vida real. Nem sempre é o que desejamos. Apesar da história ser mais voltado pra o público mais adulto, de demografia JOSEI, o mangá segue com um tom mais maduro. Ensinando boas lições de como a vida é um pouco difícil e que temos que lidar com os problemas enfrentando-os de frente. No caso de relacionamentos já é algo mais complicado, E aí que entra Ann, uma garota que, após o divórcio dos pais, se muda de Tokyo para a sua cidade Natal em um pequeno vilarejo, já tendo uma grande dificuldade pra se readaptar ao novo lar. Para a Ann se acostumar com a nova rotina de vida, acaba conhecendo Daigo, um garoto da mesma idade que se tornam amigos. Mas logo depois, sua mãe entra em crise devido ao stress e sente na responsabilidade de cuidar da mãe. E a situação para ela apenas se agrava.

 Foi publicado em 2003, com 10 volumes encadernados completos. E foi lançado pela editora PANINI anos atrás.




Esta bela comédia romântica é um prato cheio pra quem gosta do estilo. Escrita e desenhada pela mangaká Masami Tsuda, a história é sobre Yukino Miyazawa, uma moça extremamente inteligente, educada e simpática. Ajuda as outras colegas no que for possível. Um grande exemplo para todos. Mas é este objetivo dela: ser o centro das atenções em sua escola. Porém, em querer ser a melhor, acaba sendo ofuscado por um novo aluno exemplar chamado Sôichiro Arima. Miyazawa o torna o seu rival e tenta superá-lo a todo custo. Tendo esta premissa sem lógica e simples ao mesmo tempo, acaba rendendo ótimas risadas e ótimos momentos com as cenas de romances.

Publicado no Japão com 21 volumes em 1996, tendo seu lançamento aqui no Brasil pela editora Panin.



A Primavera de nossas vidas
Mangá que figurou na lista de melhores vendas no Japão em 2014, não foi à toa. Escrita e ilustrada pela Io Sakisaka, começou a ser publicado em 2011, na revista Bessatsu Margaret da Shueisha. Com uma adaptação em anime em julho de 2014. Mais um filme live action lançado no fim de 2014 faz, desta obra, um sucesso dos mangás shoujos atualmente. E claro, como não poderia deixar passar batido, a Panini trouxe este balo mangá pra os apreciadores em geral. A história conta de uma estudante ginasial chamada Futaba Yoshioka que não gosta de garotos da sua idade por motivos de não ter amigas que sempre tinham ciúmes. Certo dia, ela se apaixona por um garoto chamado Kou Tanaka, mas antes que ela pudesse confessar seus sentimentos, se afastou da escola e sumiu por um tempo. Nesse meio tempo que ele afastou, feliz com a nova rotina e ter esquecido do seu antigo amor, eis que ele resurge na vida de Futaba, gerando assim, controversas com o Kou. Com esta história, já deu pra perceber que é bem complicado a vida da moça.

O mangá foi publicado em 13 volumes encadernados. Atualmente, está sendo lançado pela editora PANINI.




Não irei fazer uma lista de mangás josei. Infelizmente tenho lido muitos poucos desta demografia. Por isso, quis colocar este ótimo mangá na lista Shoujo. Deixar de fora seria um crime da humanidade! E tenho dito! 

Honey & Clover é aquele tipo de mangá que tem que ler antes de morrer! A história é envolvente, emocionante, interessante, romântico, dramático e cômico na dose certa que só CHICA UMINO, a autora, consegue fazer balancear todos estes tipos de sentimento em um tom perfeito de narração! Tem anime de 52 episódios com uma abertura lindíssima com uma trilha sonora de qualidade que nenhum outro anime foi tão bem cuidado. Também foi feito um live action, duas séries de TV.

A história é bem simples. É sobre 5 amigos que passam os dias estudando uma escola de artes. São mostrados os cotidianos da amizade, os problemas de exercer este tipo de profissão, nos relacionamentos de amor não correspondido. Diversas escolhas da vida, sempre são tomadas de forma irreparável. E claro, a gente aprender com a história a importância do amadurecimento em nossas vidas.

Honey & Clover foi publicado no Japão em junho de 2000 com 10 volumes encadernados. Aqui no Brasil, foi licenciado pela editora PANINI.




Considerado um dos melhores mangás já publicados pelo grupo CLAMP, Sakura Card Captors agrada tanto público feminino como público masculino de todas as idades! Aqui no Brasil, não poderia ter sido diferente. Quando foi exibida na Rede Globo, a sua animação foi um enorme sucesso fazendo com que a editora JBC trouxesse o seu primeiro mangá de publicação. A história é sobre uma garotinha chamada Sakura Kinomoto que, ao abrir o lacre de um livro misterioso, se torna uma nova Card Captors para capturar as cartas mágicas e evitar uma catástrofe no mundo. No meio pela busca das cartas desaparecidas e evitar a tal catástrofe, Sakura ainda tem que lidar com os sentimentos. Ela é apaixonada pelo amigo do irmão, Touiya, o Yukito. Repletos de personagens carismáticos tanto os personagens principais como os personagens secundários que deixam a história muito mais atraente e envolvente.

Foi publicado no Japão com 12 volumes completos em 1996. No Brasil teve um relançamento no formato original com páginas coloridas e papel offset pela editora JBC.




Nana é uma mangá muito complicado! Não só as histórias dos personagens que vivem em diversas complicações de suas vidas tanto no profissional como amorosas, como também a sua publicação que está em hiato há vários anos. Mas não poderia deixar de citá-lo na lista, dada a sua importância para o os mangás shoujos. A sinopse é bem simples que conta a história de duas garotas que tem o mesmo nome mas que suas personalidades são bem opostas.

NANA Oossaki é moderna, cool, vocalista de uma banda Punk que muda da sua cidade natal para TOKYO em busca do sucesso e fama.

NANA Komatsu é uma garota do tipo "patricinha", que não sabe do que quer para a vida, apenas vive de ilusão amorosa e por isso decide, também, mudar para TOKYO. As duas se encontram em um vagão de trem e acaba se tornando amigas e dividindo o mesmo apartamento.

Nana é um mangá com uma temática bastante adulta. Por isso agrada a todos os públicos: homens e mulheres de todas as idades.

A arte é incrivelmente bela, com diversos diálogos interessantes e convincentes

NANA ainda ganhou um anime de 47 episódios, 2 filmes para cinema e um game. Até o momento possui 21 volumes. O mangá está parado e não tem previsão de retorno.




Fruits Basket ou Furuba para os íntimos é, sem dúvida, o melhor mangá shoujo de todos os tempos! Em listas que se preze é o mais lido, recomendado, adorado, amado, idolatrado, vendido de todos os tempos! Duvida disso?


 Quando assistir pela primeira vez em anime "séculos" atrás, nunca chorei tanto com uma história sobre a importância de viver, do amor, da solidariedade, da amizade e ajudar as pessoas. Você aprende cada lição importante no mangá que, com certeza, estamos lidando com diversas situações no nosso dia-a-dia. 

A autora, Natsuki Takaya, nos leva a um universo fictício mas que ao mesmo tempo nos leva a realidade em que vivemos. Nem tudo é flores, mas que buscamos aquilo que desejamos para ser feliz seja em quaisquer circunstâncias, nunca devemos desistir dos nossos sonhos e o mais importante: Amar a si mesmo.


A história é sobre uma garota chamada Tohru Honda que ao perder os pais, passa a viver em uma tenda mas que foi logo "adotada" a morar com Yuki, Kyo e Shigure, membros de uma família importante dos SOUMAS. 

Porém, a moça descobre que eles são amaldiçoados que, ao serem abraçados pela pessoa do sexo oposto, acabam virando um animal do horóscopo chinês. Este tipo de maldição acaba trazendo tristezas e dificuldades para os membros da família. 

Mas isso muda quando Tohru Honda passa a viver com eles trazendo um tom de alegria e amor para estas pessoas.

Fruits Basket foi publicado em todos os países, inclusive nos EUA foi o best seller mas vendido, ficando por muitas e muitas semanas no ranking da NEW YORK TIMES.

Possui um anime de 26 episódios mas não cobriu toda história do mangá. 

O mangá começou a ser publicado em 1999  e teve, ao todo, 23 volumes encadernados. No Brasil, foi publicado pela editora JBC.








Gostaram? Espero que sim!! Em breve, teremos mais listas!! TOP SEINEN, TOP ANIME GERAL, TOP FILMES, TOP SÉRIES, TOP LIVROS, TOP GAMES!!! FIQUEM LIGADOS!!!