ONE PIECE, UM MANGÁ DE SUCESSO!
Eu, Luciano Lima, sendo fã da série mais popular do Japão e também de outras séries famosas, tenho que só comemorar! One piece está completando hoje 18 anos de publicação!! UAU! Conheça um pouco a história de One Piece e sua trajetória de sucesso!
Falar de One Piece é algo bastante difícil, pois ainda está em andamento no Japão, a história principal do mangá é, ainda, um grande mistério. Provavelmente, só será explicado no finalzinho do mangá! (dããããã!). Mas vamos lá! Contarei o que posso dizer até o momento e, é claro, sem spoilers pra quem ainda não leu ou viu o anime. Então preparem-se para embarcar nesta grande aventura! ZARPAR!
QUANDO TUDO COMEÇOU...
Eiichiro Oda, nasceu no dia 01 de janeiro de 1975, na província de Kumamoto, no Japão. Com 17 anos, escreveu o mangá WANTED! E ganhou prêmios diversos e ficando em segundo lugar no concorridíssimo Premio Cultural Osamu Tezuka (gostaria de saber quem foi que tirou o primeiro lugar, por favor, alguém me diz?). E desde então foi chamado pra publicar ONE PIECE, na revista de maior circulação no Japão: SHONEN JUMP, na edição 34.
UM SONHO...
Luffy quando pequeno conhece Shanks, com quem tem uma grande admiração. Durante uma discussão, Luffy comeu uma Fruta do Diabo (Akuma no Mi, no original) a Gomu Gomu no Mi, a fruta da borracha, ganhando poderes de se esticar! Mas tem um problema: A quem comer, não poderá mais nadar, pois a água do mar, anula seus poderes. Durante uma emboscada com alguns piratas arruaceiros, o pequeno Luffy foi sequestrado e acabou caindo na água. Quando quase sendo devorado por um Rei dos Mares, aparece o grande pirata Shanks, salvando-o, mas acabou tendo o seu braço esquerdo devorado pelo monstro.
Na despedida de Shanks, Luffy diz a ele que quer um dia se tornar um grande pirata e então, Shanks deu seu chapéu pois é um precioso tesouro dizendo para quando se tornasse um grande pirata que lhe devolvesse.
A GRANDE JORNADA...
Monkey D. Luffy, agora com 17 anos, deseja se tornar o maior Rei dos Piratas, que antes, este título já foi do pirata mais famoso há 20 anos, o GOLD ROGER, que este foi executado em praça pública pela Marinha. Antes de sua morte, falou para todos "Há um grande tesouro escondido, Aquele que conquistar terá tudo: Fama, Riqueza e Poder!" . E com estas palavras, surgiram, o que chamamos de: A Era dos Piratas!
CARACTERÍSTICAS...
A história de One Piece é rodeado de muitos mistérios, apesar de muita ação, aventura, há também muita comédia nonsense que extrapola do humor besteirol mas que não atrapalha na história principal, deixando assim a história mais leve devido ao seu público da revista com faixa etária até 16 anos.(Eu acho...lol). Sua arte é muito caricato e peculiar, onde é bastante funcional e original.
Luffy durante sua jornada e junto com seus companheiros, vai desvendando pouco a pouco a história proibida que até então, chamamos de "one piece", ou "um pedaço" o maior tesouro escondido que nunca foi encontrado.(até agora, né? Vai saber se vão mesmo mostrar!). Por isso, não se engane achando que é um mangá ou um anime infantil, há uma história muito bem construída com tramas bem elaborados e bem amarrados, onde todos os personagens fazem parte de um algo maior. Onde o autor insere em sua trama que vai além de sua complexidade envolvendo drama, suspense e muita politica onde, na cara dura, fala de racismo e preconceito nos dias de hoje! (Sim, né? O autor é gênio na narrativa e bem informado!)
Outro ponto positivo é que Oda não descarta personagens pois este mesmos aparecem no ínicio da história e sempre vão e voltam, dando mais significativa a trama. Sempre muito bem planejado, diversas histórias paralelas vão se encaixando como uma história só. Até em casos que sempre são citados diversos nomes de piratas e histórias que vão surgir nos capítulos à frente, contando em arcos ou sagas (que no caso, seria uns 5 anos ou mais, no ritmo semanal da Jump, né?) pra que aquelas partes das histórias ou personagens se encaixem perfeitamente na trama principal. Uau! E sem furos!
E mais: Além do autor se inspirar em piratas famosos da antiguidade, também faz homenagens a artistas famosos da mídia como Michael Jackson, Eminen e muitos outros.
TRAJETÓRIA DE SUCESSO...
Atualmente, já possui 78 volumes encadernados e 795 capítulos de mangás na revista Shonen Jump. (dados em agosto de 2015). O mangá já vendeu mais de 340 milhões de exemplares ao redor do mundo. Entrou para o Livro Guiness Book como o maior tiragem de publicações feita por único autor. No Japão, é o mangá mais vendido: cada exemplar ultrapassa a marca de 4 milhões de impressões de mangás. A exibição de anime é líder de audiência no seu horário e já possui até o momento 703 episódios, produzido pelo estúdio Toei Animation, a mesma de Dragonball, Cavaleiros do Zodiaco e Sailor Moon. Ao que parece, sua popularidade só tem crescido, não só no Japão, como no resto do mundo. No EUA, a Funimation, já exibem a versão animada sem cortes e se tornando o terceiro mais visto canal. O Mangá sempre aparece na lista de Best Seller New York Times, ficando até 5 semanas no ranking.
Em 2012, One Piece ganhou um game para PS3, que acabou tendo mais de 1 milhão de cópias vendidas e logo acabou ganhando mais duas continuações (o segundo em 2013 e o terceiro em 2015). E além de está no jogo de porrada com todos os personagens de mangás de sucesso no jogo JUMP STARS VICTORY+ que já está sendo vendido aqui no Brasil, com legendas em PORTUGUÊS!
FRACASSO NO PASSADO, SUCESSO NO PRESENTE E OBRA-PRIMA NO FUTURO...
No Brasil, primeiramente foi publicado pela editora Conrad em 2002, chegando a 70 volumes meio-tankos equivalente a 35 volumes encadernados de 200 páginas. Logo foi interrompida, quando a editora entrou em falência, acabou perdendo os direitos de publicação de quase todos mangás da Shueisha. Foram 4 longos anos sem nenhuma publicação do mangá nas bancas brasileiras para o desespero de quem acompanhava (eu, por exemplo!). Mais, em 2012, surge uma luz no fim do túnel! Finalmente teve sua republicação mais que merecida pela PANINI, com um markenting super bem planejado, com planos de assinaturas irrecusáveis e além de terem suas publicações feitas em duas linhas: Do inicio: para novos colecionadores. E quem já colecionava da conrad: a partir do volume 36, desta vez na sua versão original publicado no Japão. E com isso acabou se tornando uns dos grandes sucessos da Editora ao lado de Dragonball (que também teve sua republicação!), Naruto e Bleach,
As primeiras edições foram esgotadas e tiveram reimpressões às pressas por causa da sua demanda. E assim, One Piece foi conquistando pouco a pouco da sua parcela pequena de fãs para uma gama popular de fãs ao redor do mundo até que um dia se torne uma obra-prima que vai ser lembrada por muitos e muitos anos!
ANIME...
Infelizmente, com a exibição do anime no SBT que vieram com muitos cortes horríveis, colocando até uma imagem de um pirulito no lugar do cigarro e as armas que os marinheiros usavam eram trocados por mangueiras de água! LOL! Tosco! E então foi logo esquecido na programação. É uma pena, daria certo se a exibição fosse mais respeitada pelos distribuidores. Mas no Japão, o anime vai de vento em poupa com muitos episódios toda semana e sempre no topo de audiência!
CONSIDERAÇÕES FINAIS...
Pra quem não viu o anime ou não leu o mangá, aproveite este momento pois, parece que o mangá já está com 80% concluído da sua história, falta pouco pra o mangá acabar no Japão, aproveite este momento para chegar ao ápice de sua história que vai chocar o mundo em breve! (tá exagerei aqui, né? Ah Vá! Me deixa exagerar!!! Humpf) One piece, é um grande mangá que vai ser lembrado eternamente pelos seus recordes de vendas, de popularidade, de vendas de brinquedos, quantidade de episódios, muitos volumes, muito dinheiro para as empresas, muita pobreza pra quem está comprando e deixando todos felizes com uma história pra lá de emocionante e linda!
É ONE PIECE P**RRAAAAAA!!!!
F ** CK YEAH!