Quadrinhos não estão
vendendo como antes? Muitos preferem as tecnologias como os celulares, videogames,
computadores, tablets, etc do que lerem gibis? Quadrinhos é coisa de criança?
Quem compra e coleciona quadrinhos não tem vida social? Ainda existem pessoas
que compram quadrinhos? Todas estas perguntas serão respondidas durante a minha
análise com base de pesquisas em diversos sites especializados sobre o assunto
e vos digo meu amigo, QUADRINHOS estão em alta hoje como se nunca se viu antes!
É verdade que, com o
avanço da tecnologia, a tendência é que os quadrinhos caiam ao esquecimento a
cada ano que passa. Mas isso não é verdade: segundo uma matéria especial da UOL de 2014 com os especialistas sobre quadrinhos no Brasil, excelentíssimos senhores Gualberto Costa e José Alberto Lovetro, afirmam que crianças e jovens não estão trocando quadrinhos por tecnologia.
“Então não dá para ficar sem uma boa análise do que os quadrinhos representam para a cultura e para a indústria cultural brasileira. É um público maior que o de cinema ou teatro, por exemplo. Estranho que pouco se fala disso, mas somos um grande mercado em termos mundiais.”, afirmam o Gualberto Costa e José Alberto Lovetro em matéria da UOL.
" [...] quadrinhos não são literatura, eles são mais que isso. São um meio puro, uma narrativa híbrida de palavras e imagens. Ainda assim podem abarcar artes tão grandiosas como a literatura e a pintura, mesmo estando enclausurados no meio de produção industrial e se caracterizando como um meio de comunicação de massa.[...]" Guilherme Seme, do DÍNAMO.
Eu, Luciano Lima, que
escreve este blog, é um colecionador de quadrinhos há mais de 20 anos e já
passei por muitas discriminações. E por causa disso, só fez aumentar a minha paixão por
quadrinhos e dizer que não tenho vergonha do que gosto. No meu canal de Youtube, o OTAKADANERDS, há um vídeo apresentando um pouco da minha paixão pelos quadrinhos e mangás, quem ainda não viu, pode ver no vídeo abaixo.
Um outro fato que aconteceu nos meus tempos de colégio, mais ou menos em meados de 1999, aos dezenove anos de idade, fui
repreendido por um professor, cujo nome não quero divulgar, por motivos óbvios,
tinha afirmado que este tipo de leitura não traziam benefícios e que isso é
coisa de criança. Naquele momento fiquei um pouco revoltado e triste com este tipo de
comentário, que inclusive, escrevi uma carta aos editores da ABRIL para a revista do SUPER-HOMEM nº 38.
Abaixo você confere uma carta minha publicada na revista SUPER-HOMEM Nº38, de 1999, do meu desabafo.
Ainda irei procurar este professor e comentar este assunto com ele.
Abaixo você confere uma carta minha publicada na revista SUPER-HOMEM Nº38, de 1999, do meu desabafo.
Ainda irei procurar este professor e comentar este assunto com ele.
PROJETO GIBITECA + ALUNOS
Sei que todos tem o seus gostos por diversas plataformas de diversão que preferem os vídeo games, ver os filmes, ler livros, e muitas outras coisas legais mas que todos deveriam experimentar este tipo de leitura tão prazerosa e gostosa que são os quadrinhos!
Um projeto que tem dado certo nas escolas foi a minha explicação sobre Histórias em Quadrinhos perante centenas de alunos em uma escola pública. Em um dos vídeos que apresentei, em um breve resumo, o surgimento dos primeiros super-herói e suas influências atiçaram mais ainda o gosto destas crianças pelas leituras, e assim implementamos GIBITECA na biblioteca da escola. Este projeto idealizado pelo JOÃO DANIEL e com o apoio da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Vieira, conseguir mostrar a minha paixão por quadrinhos e mostrar a importância que os quadrinhos tem com, base de estudo, o aprimoramento da leitura. E com isso tem dado muito certo! Para saber mais, assista abaixo um dos vídeos.
VEJAM OUTRAS MATÉRIAS COM FOTOS DA PALESTRA NAS ESCOLAS!
DOAÇÕES + DOAÇÕES!
Recebemos doações de quadrinhos de amigos, inclusive de uma pessoa de outro estado! PAULO JOUBERT, de Santa Luzia, MINAS GERAIS, nos enviou diversas revistas para a GIBITECA, que tem feito muita alegria de muitos alunos com as revistinhas dos Vingadores! Muito obrigado PAULO, pela SUA CONTRIBUIÇÃO. Nós, da Equipe Diretiva, iremos fazer uma surpresa pra você! Aguarde!
QUADRINHOS ADULTOS + QUADRINHOS JUVENIS
Com o passar dos tempos, muita coisa mudou desde então. As publicações tomaram um rumo fortíssimo na qualidade das histórias. A vinda de NEIL GAIMAN, ALAN MOORE, FRANK MILLER, GRANT MORRISON e muitos outros artistas nas décadas de 80, 90 transformaram as histórias da MARVEL e DC em um tom mais sério que mudou toda uma visão do que quadrinhos também pode ser feito pra adultos. Exemplos de séries de quadrinhos mais famosas. E inclusive, surgiram diversas outras editoras pra as publicações de histórias em quadrinhos voltado pra um público mais adulto ,como o selo VERTIGO, DARK HORSE, entre outras. Veja abaixo algumas publicações de
WATCHMEN, 1986
Uma obra prima dos quadrinhos que foi considerado pela revista TIME em uma lista prestigiadíssima das 100 melhores publicações de todos os tempos. Recebeu uma adaptação para o cinema pela WARNER, em 2009, sucesso de crítica e público.
http://entertainment.time.com/2005/10/16/all-time-100-novels/slide/watchmen-1986-by-alan-moore-dave-gibbons/
BATMAN CAVALEIROS DAS TREVAS, 1986.
Frank Miller teve total liberdade pra escrever esta história que revolucionou as histórias do Batman e também de muitos outros super-heróis. Se não fosse pelos quadrinhos, não teríamos visto no cinema os filmes de Tim Burton, que se tornou sucesso de Bilheteria com Batman e sua sequência, Batman - O retorno.
Obviamente, com o sucesso dos filmes no cinema, as vendas dos quadrinhos foram elevadíssimas e tornando BATMAN, o super-herói mundialmente conhecido.
REINO DO AMANHÃ, 1996
Adquirir recentemente esta edição mais que caprichada e luxuosa da obra prima de MARK WAID e ALEX ROSS, o Reino do Amanhã, da DC COMICS. A história é SENSACIONAL, se pode dizer que vale cada centavo gasto nesta edição que custou R$ 90,00 (ainda dá pra achar com bons descontos em algumas lojas virtuais).
Na história vemos uma nova legião de super-heróis em um futuro que não agem com mais respeito com a humanidade e que, consequentemente, os antigos heróis, aposentados,foram obrigados a retornarem a ativa para pôr um fim aos atos violentos cometidos por outros esta nova legião de heróis.
Considerada umas mais fantásticas histórias já criadas e que nenhuma leitor poderá deixar de ler, o Reino do Amanhã, é sobretudo, uma história forte, emocionante, artístico e claro, obra-prima dos quadrinhos!
Poderia fazer aqui uma lista imensa de quadrinhos interessantíssimos pra jovens e adultos, mas a matéria ficaria bem extensa. Em breve, poderei falar cada uma delas!
QUADRINHOS X CINEMA
Muito antes do sucesso dos filmes do NOLAN (Trilogia The Dark Knight), que mais uma vez, revolucionou o cinema com os super-heróis que há muito tempo não faziam sucesso. Mas foi com X-MEN (Fox, 2000), Brian Singer fez a estreia dos filmes de super-heróis ao cinema e retomado o "gênero" que antes foram esquecidos pela indústria cinematográfica e o resto, você já sabe!
Mas vale lembrar que Blade foi o primeiro filme da Marvel, mas que não chamou muito atenção, mas vale a sua menção, mas com a continuação do filme, tem sido um sucesso!
Veja a lista dos filmes que já saíram.
Veja a lista dos filmes que já saíram.
Blade – 1998
X-Men – 2000
Blade 2 – 2002
Homem Aranha – 2002
Hulk – 2003
Demolidor – 2003
A Liga Extraordinária – 2003
X-Men 2 – 2003
Blade 3: Trinity – 2004
Mulher Gato – 2004
Hellboy – 2004
O Justiceiro – 2004
Homem Aranha 2 – 2004
Batman Begins – 2005
Constantine – 2005
Elektra – 2005
Quarteto Fantástico – 2005
Superman O Retorno – 2006
V de Vingança – 2006
X-Men 3 – 2006
Motoqueiro Fantasma – 2007
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado – 2007
Homem Aranha 3 – 2007
Batman: O Cavaleiro das Trevas – 2008
Hellboy 2: O Exército Dourado – 2008
Homem de Ferro – 2008
O Incrível Hulk – 2008
O Justiceiro: Zona de Guerra – 2008
Watchmen – 2009
X-Men Origins: Wolverine – 2009
Homem de Ferro 2 – 2010
Capitão América: O Primeiro Vingador – 2011
Lanterna Verde – 2011
Thor – 2011
X-Men: Primeira Classe – 2011
O Incrível Homem Aranha – 2012
Os Vingadores – 2012
Motoqueiro Fantasma 2 – 2012
Batman 3 – 2012
Homem de Ferro 3 – 2013
Thor 2: O Mundo Sombrio – 2013
Wolverine: Imortal – 2013
Homem de Aço – 2013
Capitão América 2: O Soldado Invernal – 2014
O Espetacular Homem Aranha 2 – 2014
X-Men dias de um futuro esquecido – 2014
Os Vingadores 2: A Era de Ultron – 2015
Homem Formiga – 2015
Quarteto Fantástico – 2015
E com isso, com certeza, as vendas dos quadrinhos tanto nos EUA, como no resto do mundo, suas vendas triplicaram! No Brasil, se vê quase toda semana, diversos relançamentos de quadrinhos, encadernados de luxo, novas revistas mensais. E até nos eventos culturais de encontro de fãs de anime e mangá, estão sendo tomado por cosplays de SUPER-HERÓIS Marvel e DC. Com isso, absoluta certeza, que as vendas dos quadrinhos aumentou consideravelmente, mesmo em tempo de tecnologia!
QUADRINHOS X MANGÁS JAPONESES
MY HERO ACADEMIA, TERRA FORMARS E HAJIME NO IPPO
ONE PIECE, FAIRY TAIL E TORIKO
No Japão, um país que mais produz equipamentos eletrônicos do mundo, existe uma revista chamada SHONEM JUMP, onde são publicados capítulos semanais dos mangás mais famosos como Dragonball, Naruto, One Piece, Bleach, Cavaleiros do Zodiaco, etc. vendem em média mais de 2 milhões de exemplares por SEMANA! Quando um determinado título da revista, por exemplo, One Piece, quando são compilados 10 capítulos em um encadernado, vendem, em média, 3 milhões de exemplares! São publicados centenas e centenas de mangás que parecem não acabar mais!
Na reportagem em um vídeo você confere como foi que surgiram os mangás!
QUADRINHOS X INTERNET
Entramos na era da internet, onde encontramos para baixar tudo de graça: FILMES, SÉRIES, ANIMES, SCAN DE QUADRINHOS E MANGÁS, MÚSICAS, ETC. O que fazer pra que as editoras não entrasse em prejuízos? Simples. Entrar de vez na era digital com os quadrinhos e mangás. Foi implantada nos EUA, o portal COMIXLOGY onde você pode adquirir todos os títulos mensais com um preço bem abaixo de que se compra em bancas de revistas. Agora você pode ler os quadrinhos a hora que quiser em qualquer lugar em que você esteja. É tão simples que não ocupa muito espaço da sua casa! E isso tem dado muito retorno no investimento por parte de grandes empresas e movimentando muita grana tanto para as empresas veteranas quanto as novatas. Contribuindo de certa forma a aumentar um grande número de artistas independentes.
E no Brasil?
Já existe um bom tempo o portal SOCIAL COMICS, onde você paga uma mensalidade todo mês para ler os quadrinhos via tabletes, celulares, notebooks ou quaisquer outras plataformas eletrônicas de quaisquer títulos que deseja! Abaixo, você confere 11 motivos para você adquirir esta ideia que está mudando a realidade de muitas pessoas. O futuro é agora!
Quadrinhos hoje em dia tem tido muita importância no mercado. Por causa dos filmes, suas vendas tem crescido exponencialmente em todas as plataformas midiáticas seja por serviços onlines (comixlogy ou socialcomics) ou lojas de quadrinhos e livrarias. Elas sempre vão estar presente na vida de muita gente passando de geração a geração. Quem não conhece as histórias em quadrinhos, não sabe o que estão perdendo!
Finalizando, digo em VOZ ALTA: QUADRINHOS SEMPRE VÃO EXISTIR EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO EM QUALQUER ÉPOCA E NÃO TEM NINGUÉM QUE DIGA O CONTRÁRIO! Ufa!
FONTES DE PESQUISAS:
http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/08/31/criancas-e-jovens-nao-estao-trocando-quadrinhos-por-tecnologia.htm
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150428_vert_cap_investir_quadrinhos_ml
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1537635-brasileiros-ganham-espaco-no-mercado-frances-de-quadrinhos.shtml
http://blog.socialcomics.com.br/index.php/2015/06/23/falando-sobre-mercado-de-quadrinhos/
http://blog.socialcomics.com.br/index.php/2015/05/25/social-comics-uma-nova-era-para-o-mercado-de-quadrinhos/
https://www.socialcomics.com.br/
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/31/com-cena-independente-e-interesse-de-editoras-hqs-se-fortalecem-no-brasil.htm
http://www.dinamo.art.br/coluna/por-que-os-quadrinhos-sao-mais-importantes-hoje-do-que-nunca-foram/
http://www.tecmundo.com.br/selecao/42573-12-sites-para-encontrar-hqs-e-mangas-para-ler-legalmente.htm